Aps unip 1o semestre 2012
Engenharia – Ciclo Básico
Orientações para as “Atividades Práticas Supervisionadas”
1º semestre - 2012.
BIOGRAFIA
NICOLAU MAQUIAVEL
Nicolau Maquiavel nasceu dia 3 de maio de 1469, na cidade de Florença, Itália, filho de advogado e membro de uma proeminente família italiana. Seu pai foi um típico renascentista, e era estudioso das humanidades, empenhando-se em transmitir uma aprimorada educação clássica para seu filho. Aos 12 anos, já escrevia em latim.
É reconhecido como o fundador do pensamento e da ciência moderna, por não respeitar a ética e escrever sobre o Estado e Governo como realmente são, e não como deveriam ser. Recentes estudos sobre o próprio e suas obras admitem que seu pensamento foi mal interpretado no decorrer da história. Desde as primeiras críticas, as opiniões acumularam-se de forma que o termo maquiavélico (criado a partir de seu nome) siginifica astúcia, esperteza.
Durante a juventude de Nicolau Maquiavel, Florença era governada pelo famoso Lozenzo Medici, o Magnífico. Em 1492, Medici morreu e sua família foi expulsa de Florença, que se tornou uma república em 1498. Nesse ano, Maquiavel, apesar do brilhantismo precoce, exerceu seu primeiro cargo na vida pública, com 29 anos, onde passou a ocupar a segunda chancelaria, substituindo Adriani como secretário do Conselho dos Dez da Guerra (Dieci di Libertà et Pace), instituição que na Signoria tratava da guerra e da diplomacia, Nessa atividade, cumpriu uma série de missões, tanto fora da Itália como internamente, destacando-se sua diligência em instituir uma milícia nacional. Tornou-se um conhecedor profundo dos mecanismos políticos e viajou incessantemente participando em vinte e três embaixadas a cortes italianas e europeias, conhecendo vários dirigentes políticos, como Luís XII de França, o Papa Júlio II, o Imperador Maximiliano I, e César Bórgia.
Em 1500 foi enviado a França onde se encontra com Luís XII e com o Cardeal de Orleães.
Casou-se em