Aps Transformadores
Departamento Acadêmico de Eletrotécnica – DAELT
Engenharia Elétrica
Máquinas 1
APS - TRANSFORMADORES
Diogo Lugarini – S23
Curitiba
Maio/20
INTRODUÇÃO
Dispositivos que funcionam de acordo com os princípios do eletromagnetismo, os transformadores podem apresentar diversas características de acordo com a sua aplicação e são de extrema importância para a sociedade.
Analisaremos aqui alguns dos conceitos que identificam três tipos de transformadores (de potencial, de corrente e autotransformador).
1) Auto transformador
1.1) Conceitos
É um equipamento semelhante ao transformador, com a mesma finalidade, porém com um único enrolamento, ou seja, primário e secundário conectados entre si.
Figura 1 – Autotransformador (representação geral)
Figura 2 – Esquemas: (a) abaixador, (b) elevador
Analisando as correntes, temos que:
𝑖𝑏𝑡 = 𝑖𝑎𝑡 + 𝑖2 (abaixador)
𝑖𝑏𝑡 = 𝑖𝑎𝑡 − 𝑖2 (𝑒𝑙𝑒𝑣𝑎𝑑𝑜𝑟)
Para relacionar tensão e corrente, podemos utilizar a seguinte relação:
𝐸2 𝑛2
=
𝐸1 𝑛1
Com 𝐸2 sendo a tenção sobre o enrolamento 𝑛2 e 𝐸1 a tensão sobre o enrolamento 𝑛1 .
Podemos considerar, para este tipo de transformador, que 𝐸2 = 𝑉2e 𝐸1 = 𝑉1, pois a impedância série é extremamente pequena.
Considerando 𝑉2 = 𝑉𝐵𝑇 e 𝑉1 = 𝑉𝐵𝑇 , temos:
𝑉𝐵𝑇
𝑛2
𝑖𝐴𝑇
=
=
𝑉𝐴𝑇 𝑛1 + 𝑛2 𝑖𝐵𝑇
1.2) Tipos
Abaixador
Possui a tensão no secundário menor que a do primário. Sua relação de transformação é maior que 1, indicando uma corrente no secundário superior a do primário. Elevador
Possui tensão no secundário maio que a do primário. Sua relação de transformação é menor que 1, sendo então a corrente no secundário menor.
Variável
Pode atuar como elevador ou abaixador. Possui uma faixa de tensão ajustável, podendo ser bastante utilizado para experimentação em laboratório.
1.3) Aplicações
São utilizados, principalmente em partidas de motores de indução e de motores síncronos (motor cuja velocidade é proporcional à frequência de