APS RECURSOS HUMANOS 2
A transformação é uma das características mais marcantes do ambiente empresarial no Brasil e no mundo. As mudanças organizacionais, no ambiente empresarial e na sociedade são profundas e ocorrem em ritmo cada vez mais acelerado. Um dos impactos mais expressivos dessas mudanças no ambiente é, por parte das organizações, o aumento do nível de qualificação e de conhecimentos exigido dos profissionais, com implicações diretas na gestão de pessoas e nos modelos utilizados em sua administração.
Toda e qualquer organização depende, em maior ou menos grau, do desempenho humano para o sucesso. Estabelecer os conceitos básicos do tema, e atentar para os principais desafios da gestão de pessoas, uma tarefa útil a ser cumprida neste trabalho.
2. ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Gestão de recursos humanos, gestão de pessoas ou ainda administração de recursos humanos, conhecida pela sigla 'RH', é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas com objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano. Tem por finalidade selecionar, gerir e nortear os colaboradores na direção dos objetivos e metas da empresa.
A área de recursos humanos também lida com estratégias de recursos humanos, relações sindicais, relações de trabalho e técnicas afetas a função tais como recrutamento, seleção, treinamento, planos de cargos e salários, avaliação de desempenho, incentivos e remuneração. Os temas mais diretamente derivados da Psicologia e Sociologia dizem respeito a expectativas e atitudes em relação ao trabalho, motivação, participação, liderança, comunicação, conflito, poder, influência, qualificação, produtividade. Temas mais atuais consideram o estudo do poder e cultura organizacional, novas formas de organização do trabalho, qualidade de vida no trabalho, práticas de envolvimento dos trabalhadores, comprometimento dos