APS Recreação
NOME:
RELATORIO DE ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
ESPORTE COLETIVO – OBJETIVO EDUCACIONAL
SÃO PAULO
2014
NOME:
RELATÓRIO DE ATIVIDADE FISICA SUPERVISIONADA ESPORTE COLETIVO – OBJETIVO EDUCACIONAL
Relatório de Atividade Prática
Supervisionada (APS) para avaliação no 2° semestre letivo do curso de Educação Física apresentado à Universidade Paulista - UNIP
ORIENTADOR:
SÃO PAULO
2014
Com o surgimento oficial da Educaçãoo Física na escola (1851) surgiram diversas concepções pedagogicas ao longo dos anos. Dentre elas estão higienismo / militarismo, recreacionismo, psicomotricidade, desenvolvimentista, esportivismo, cultura corporal e outras.A principio o esportivismo que teve seu inicio em março de 1964, quando o governo militar começou a investir no esporte tentando fazer da EF um meio para a promoção do país (DARIDO E RANGEL, 2005).
Esse modelo de EF foi muito criticado por seu perfil mecânico, em que o professor apenas repetia ao aluno tecnicas especificas de cada modalidade em busca da perfeição e rendimento. Mesmo sendo tão criticada, principalmente nas duas ultimas decadas, essa concepção a mais encontrada nas escolas. Talvez por sua "facilidade", uma vez que os professores e alunos não precisam refletir sobre o que fazem, sendo necessário apenas repetir os gestos técnicos e aperfeiçoados buscando alto rendimento. Daolio (2007), cita:
A educação física só deixou de ser vista como uma área exclusivamente biológica a partir da década de 80, quando estudiosos começaram a questionar em busca de explicações através das ciências humanas.
Devido a esses questionamentos, existe na Educação Física uma diversidade de concepções, tendo então diversas formas de pensar e ministrar essa disciplina na escola. (DARIDO E RANGEL, 2005). Pensando em todo o conteúdo da