aps metrologia
Os paquímetros são feitos de plástico, com haste metálica, ou inteiramente de aço inoxidável. As graduações são calibradas a 20°C.
Ele apresenta uma precisão menor do que o micrômetro, sendo sua precisão dada por p = 1-C/n, onde C é comprimento do mininônio e n é o número de divisões do nônio. O paquímetro também é usado para medir: sobrancelhas, borrachas, ou coisas maiores.
Sobre o Paquímetro
O que é um paquímetro?
O paquímetro é um instrumento usado para medir com precisão as dimensões de pequenos objetos. Trata-se de uma régua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor. O paquímetro possui dois bicos de medição, sendo um ligado à escala e o outro ao cursor.
Para que serve um paquímetro?
Com um paquímetro podemos medir diversos objetos, tais como: parafusos, porcas, tubos, entre outros. Para realizar tal medição basta aproximar o objeto do bico superior e deslizar o cursor até que a peça fique justa.
Quem inventou o paquímetro e como são suas medidas?
O paquímetro possui normalmente uma graduação em centímetros e outra em polegadas para que possamos realizar as medições. O cursor móvel tem uma escala de medição que se denomina nônio ou vernier. A escala é chamada de nônio ou vernier em homenagem aos seus criadores: o português Pedro Nunes e o francês Pierre Vernier. O vernier (nônio) possui uma escala com n divisões para X mm da escala fixa.
No exemplo ao lado, o nônio está dividido em 10 partes iguais e que equivalem a 9mm,