APS - LASTRO DE NAVIO
LASTRO DE NAVIO
APS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
LASTRO DE NAVIO
Relatório técnico apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina APS, no Curso de Engenharia Civil, na Universidade Paulista – UNIP, Campus Swift.
Orientador: Profa. Thays A. Nascimento
Campinas, 20 de Maio de 2014.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. HISTÓRIA 3
2.1. O PROCESSO DA ÁGUA DE LASTRO 4
2.2. IMPACTOS AMBIENTAIS 5
2.3. IMPORTANCIA DOS TANQUES DE LASTRO 5
3. PRINCÍPIOS FÍSICOS APLICADOS NO PROCESSO DO LASTRO 5
3.1. PRÍNCIPIO DO EMPUXO 5
3.2. TEOREMA DE ARQUIMDES 7
4. DESENVOLVIMENTO DO PROJETO 9
4.1. OBJETIVO 9
4.2. MONTAGEM DO PROJETO 9
5. CONCLUSÃO 10
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo demonstrar o funcionamento do lastro do navio quando este é carregado e descarregado, explicando de que maneira é mantida a estabilidade, o balanço e a integridade estrutural do navio, através de conceitos físicos e matemáticos usados para sua construção e funcionamento.
Para que os navios cargueiros naveguem em segurança quando estão sem ou com pouca carga, e para que mantenham suas hélices propulsoras submersas, é utilizado um peso líquido em tanques localizados nos porões destes – a água de lastro. Ela garante a estabilidade do veículo, evitando danos, inclusive impedindo que o navio parta ao meio ou mesmo naufrague em casos de tempestades. A água de lastro é coletada em portos e estuários de forma inversamente proporcional à quantidade de carga, ou seja: quanto menos carga, mais água de lastro. Assim, ao ser descarregado, o navio enche seus porões com a água do litoral onde se encontra e, ao serem estocadas novas mercadorias, esta água é despejada.
2. HISTÓRIA
Os navios carregaram lastro sólido, na forma de pedras, areia ou metais, por séculos. Nos tempos modernos, as embarcações passaram a usar a água como lastro, o que facilita bastante a tarefa