APS ETICO SOCIAL
Conceito de Sociedade:
Sociedade é um conjunto de seres que convivem de forma organizada. A palavra vem do Latim societas, que significa "associação amistosa com outros".
Conceito de Ética:
Ciência que estuda os juízos morais referentes á conduta humana, virtude caracterizada pela orientação dos atos pessoais segundo os valores do bem e da decência pública. Ética é a palavra que se refere a conduta humana seus atos pessoais e públicos.
Conceito de Direito:
O termo direito provém da palavra latina directum, que significa reto, no sentido retidão, o certo, o correto, o mais adequado. A definição nominal etimológica de Direito é “qualidade daquilo que é regra”.
Função ético - social no Direito Brasileiro:
Temos a consciência de que para haver pacificação é natural em que um agrupamento de pessoas, haja um ordenamento que os regule, para que um não prejudique o direito alheio do outro.
O Direito nasceu a partir da necessidade das pessoas que se relacionavam com outras, com o intuito de os civilizar. No começo de toda nossa história, nasceu a partir de uma crença maior em um criador, o direito natural. Que nada mais é do que uma consciência do que era justo, e o que era injusto a partir de requisitos morais, a partir de costumes da igreja,
Porém chega em um certo ponto que a consciência do que é justo e injusto já não absorve mais a necessidade da humanidade. é quando o Direito necessita de um ordenamento escrito que regule as relações entre as pessoas.
Com a evolução dos agrupamentos de pessoas, os mandamentos sagrados. O direito natural, deixou de ser suficiente para regular as vontades e os atos das pessoas, com isso nasceu o direito escrito, o direito positivo, do qual vivemos hoje, com suas alterações e modificações com o passar dos anos.
Podemos começar a estudar ética, e atribuir suas funções desde o princípio da história do Direito, desde que o ser-humano passou a entender o que era certo diante do outro.
A ética é uma