APS DE DIREITO
Carta de Maquiavel a Francesco Vettori, em Roma.
Maquiavel durante quinze anos questiona os grandes homens a respeitos das suas atitudes e as anota, criando assim a obra Príncipe, um guia para ter sucesso no comando de um Estado.
Nessa carta Maquiavel relata a vida pobre que levava e pede ao seu amigo Francesco Vittori um emprego como podemos observar no trecho abaixo: “estou em ruína e assim não posso permanecer muito tempo, sem que me torne desprezível por pobreza, isso além do desejo de que esses senhores passassem a utilizar-me.
Promete também lealdade ao príncipe, pois durante vários anos ao observá-la não seria agora que a romperia.
.Primeiro um defeito comum quanto às armas, pelas razões que já foram expostas; depois, ver-se-á que alguns deles, ou tiveram a inimizade do povo, ou, tendo o povo por amigo, não souberam-se garantir contra os grandes, eis que estes defeitos não se perdem os Estados que tenham tanto força que possam levar a campo um exército “
O príncipe que perde seu governo por não tomar as atitudes corretas não deve esperar ajuda do povo para se reerguer. O sucesso e o fracasso é um reflexo exclusivo do gerenciamento do príncipe. De quanto pode a fortuna nas coisas humanas e de que modo se lhe deva resistir,
A sorte vive influenciando nosso cotidiano, mas devemos estar sempre preparados caso essa venha mudar. Maquiavel cita o exemplo do rio que desce calmamente a montanha, é à hora certa para que se montem diques e barragens para que quando ocorra uma chuva forte e o rio fique furioso você já tenha desviado seu percurso e por conseqüência os resultados sejam bem mais tranqüilos e controlados.
O