APS biofisica
A membrana celular é uma fina película lipoprotéica formada por fosfolipídios e proteínas, cuja espessura varia entre 7,5 a 10 nanômetros, delimitando o citoplasma de todos os tipos de células, recebe variadas denominações: plasmalema, membrana plasmática ou membrana citoplasmática. Todas as membranas celulares são compostas por lipídios e proteínas e têm a função primordial de servir como barreira entre o meio intra e extracelular. No interior das células eucariontes o citoplasma apresenta organelas e canais constituídos por membranas semelhantes às que envolvem a célula, sendo responsável pela seleção de tudo o que entra e sai da célula.
Componentes fosfolipídicos das membranas Os fosfolipídeos são constituídos em duas estruturas, glicerol fosforilado, e por ácidos graxos. O glicerol fosforilado é hidrofílico, enquanto que as caudas compostas por ácidos graxos são hidrofóbicas. Deste modo, as moléculas de fosfolipídios possuem propriedades hidrofílicas e hidrofóbicas, e por isso são chamadas de anfipáticas. As proteínas de membrana integrais atravessam toda a bicamada lipídica, estando ancoradas a ela por interações hidrofóbicas. Para remover uma proteína integral da membrana, é necessário romper todas as suas ligações à bicamada lipídica. Já as proteínas periféricas não se ancoram na bicamada lipídica e nem se ligam de forma covalente, na verdade elas apenas apresentam uma ligação "frouxa" por meio de interações eletrostáticas, fixando-se do lado externo ou interno da membrana, podendo ser removidas com tratamentos leves que rompam as ligações de hidrogênio.
Componentes proteicos das membranas plasmáticas
As proteínas que existem nas membranas plasmáticas podem ser integrais ou periféricas, dependendo se elas atravessam a bicamada lipídica ou se estão somente em um dos seus lados. Para ilustrar como as proteínas se encontram na bicamada lipídica, temos o