APS 7 Semestre
Com a finalidade de minimizar os esforços do homem várias máquinas tem sido desenvolvidas. Entre esses destacamos aqueles que possuem a finalidade de deslocar uma grande quantidade de massa de um local para o outro, com movimentos tanto na vertical, quanto horizontal. Esse tipo de equipamento é chamado de guindaste, seu princípio de funcionamento, na maioria das vezes, está fundamentado no Princípio de Pascal. Assim, em nosso trabalho, propomos a construção de um guindaste de seringas, cujo funcionamento implica num melhor entendimento dos conceitos físicos envolvidos (Princípio de Pascal, conservação da matéria, incompressibilidade da água e compressibilidade do ar).
Objetivo:
Verificar a lei de Pascal e o princípio físico da hidrostática, que mostra: "O acréscimo de pressão produzido num líquido em equilíbrio transmite-se integralmente a todos os pontos do líquido", de forma simples e interativa, construindo um protótipo de um braço mecânico, neste caso um guindaste de seringas que tenha a capacidade de içar e transportar cargas com movimentação na horizontal e vertical.
Teoria:
A lei de Pascal, também conhecida por princípio de Pascal, foi formulada em 1653 pelo matemático, físico e filósofo francês Blaise Pascal.Segundo esta lei a pressão aplicada a um fluído fechado num recipiente transmite-se uniformemente em todas as direções. Num fluído estático, a força é transmitida à velocidade do som ao longo do fluído, e esta força atua perpendicularmente a qualquer superfície interior, ou que contenha o fluído. A lei da Pascal é uma conseqüência imediata da equação fundamental da hidrostática.
O Princípio de Pascal é utilizado na construção de dispositivos ampliadores de força, como macaco hidráulico prensa hidráulica, direção hidráulica, guindastes, etc.
As figuras seguintes esquematiza uma das aplicações práticas da prensa hidráulica: o elevador de automóveis usado nos postos de gasolina.
Pelo princípio de Pascal,
Sendo ∆p1 = ∆p2 e lembrando que ∆p