APS 3 PERIODO UNIP, FLAMBOYANT
As águas das chuvas não podem ser negligenciadas nas discussões sobre a falta de água, tanto para o consumo humano, quanto para o desenvolvimento de outras atividades. Na região Nordeste do Brasil ela é fundamental para suprir as necessidades de uso doméstico e das atividades na agricultura. Nesta região, os rios são temporários e grande parte da água subterrânea disponível possui altos teores de sais (HANSEN, 1996).
Por ser um "solvente universal", a água da chuva leva todo tipo de impurezas tais como partículas dissolvidas ou suspensas no ar para os córregos,que por sua vez desaguam em um rio. Esta água normalmente vai ser utilizada por um sistema de captação para tratamento de água potável e ao percorrer esse caminho a água sofre um processo natural de diluição e autodepuração, mas este processo natural nem sempre é suficiente para realmente poder depurá-la.
Para uso humano a água da chuva também deve sofrer tratamento de filtração e cloração.O uso da água da chuva é indicado tanto na área rural como em chácaras, condomínios e indústrias. Em residências o alto custo de tratamento geralmente inviabiliza o aproveitamento econômico da água de chuva para consumo como bebida. Já em uma indústria, o elevado consumo e o custo mais elevado do metro cúbico de água potável geralmente justifica o investimento no tratamento da água da chuva.
Utilização de Água da Chuva :
Devido à escassez de água em praticamente todo o mundo, torna-se necessário amenizar a crise de água com todas as atitudes possíveis, inclusive com a captação das águas pluviais. A captação consiste em desviar a água da chuva por meio de calhas, e transportá-la até um reservatório. A água da chuva pode ser aproveitada para uso doméstico, industrial e agrícola, entre outros, e está em franco desenvolvimento a sua utilização. Para o caso de uso não potável, a água captada serve no uso doméstico para: irrigação de jardins, descarga em vasos sanitários e lavagem de pisos, roupas e automóveis.