Aps 2 semestre engenharia unip
1.1 TROCAS DE CALOR
As pessoas costumam confundir calor com temperatura. O calor é definido como sendo energia térmica em trânsito e que flui de um corpo para outro em razão da diferença de temperatura existente entre eles, sempre do corpo mais quente para o corpo mais frio. Já a temperatura é a grandeza física associada ao estado de movimento ou à agitação das partículas que compõem os corpos, como na imagem 1.1, onde as moléculas que estão na bacia de água quente vibram muito mais que a as moléculas da bacia com agua fria. As trocas dessa energia térmica podem ocorrer de três formas: Condução, Convecção e Radiação.
Imagem 1.1
No processo de condução ocorre a transferência de energia através de um meio material, sem transporte de matéria. A energia térmica se propaga de partícula para partícula do meio. Ocorre principalmente nos materiais sólidos. A medida que recebem calor, os átomos ou moléculas do corpo vibram mais intensamente e a energia cinética dessas partículas é transferida sucessivamente de uma partícula para outra, como na imagem 1.2, essa transferência de energia cinética é a propagação de calor.
Imagem 1.2
Para exemplificar este tipo de transferência de calor, o químico Hervé This, redator-chefe da revista Pour la Science, explica em seu livro Les Secrets de la Casserole, como a condução de calor ocorre em nosso dia-a-dia.
“O calor comunicado por um forno à superfície de um assado, por exemplo, transmite-se progressivamente às moléculas do interior. De fato, as moléculas superficiais, agitadas pelo calor, chocam-se contra as moléculas mais internas e, assim, transmitem a elas sua energia. Estas, chocando-se com as moléculas ainda mais internas, passam para elas a agitação, portanto o calor”.
O projeto utilizou a condução de calor, pois quando há contato da lata de refrigerante com o dissipador de calor que está em contato com o lado frio da pastilha térmica o calor é conduzido por contato para o dissipador