APS 2 Sem 2013
Engenharia Mecânica
Engenharia de Controle e Automação
2° Semestre de 2013
Felipe Sanches Gurgel
Coordenador Auxiliar de Engenharia de Controle e Automação
Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas
Universidade Paulista
INTRODUÇÃO
A busca pelo aumento de potencia de motores a combustão interna é uma incessante tarefa, que não almeja apenas o aumento da força motora, mas também a resistência e a durabilidade. No entanto se faz necessário o uso de peças internas mais resistentes com materiais mais nobres do que o de costume, além da utilização de técnicas de tratamento dos variados materiais existentes e a combinação certa destes elementos para que não ocorra interferência química e mecânica.
OBJETIVOS
O objetivo deste trabalho é enfatizar as válvulas de admissão e escape de motores a combustão interna, constituídas de um ou mais materiais de ligas refratarias visando redução de desgaste. As válvulas são componentes importantes no funcionamento dos motores, controlando o fluxo da entrada de ar (Válvulas de admissão) e saídas de gases de escape (Válvulas de escape) da câmara de combustão. Fonte: © MAHLE 2013/2014 | 27
Os fatores mais importantes que afetam o projeto de válvulas são as temperaturas de trabalho, ambiente corrosivo (Provenientes da combustão) e níveis de esforços impostos sobre as válvulas. O que influenciará na seleção dos materiais utilizados na fabricação das válvulas: aços inoxidáveis, martensíticos, austeníticos, superligas a base de níquel, ligas metálicas refratarias para blindagem da sede e aços de liga baixa para construção mecânica.
MATERIAIS
Nosso projeto é eliminar a quebra e desgaste prematuro de válvulas em motores de alto desempenho, visto isso priorizamos três diferentes tipos de materiais para a confecção da válvula .
Aço, cromo e molibdênio: substituímos o aço martensítico pela liga Aço cromo-molibdênio. O cromo fornece resistência à corrosão, oxidação, altas temperaturas e à abrasão. O