Aps 1º semestre engenharia mecanica -unip
[pic]
Biografia
Platão nasceu em Atenas provavelmente em 427 a.C. e morreu em 347 a.C., foi um filósofo e matemático do período clássico da Grécia Antiga, autor de diversosdiálogos filosóficos e fundador da Academia em Atenas, a primeira instituição de educação superior do mundo ocidental. Juntamente com seu mentor, Sócrates, e seu pupilo, Aristóteles, Platão ajudou a construir os alicerces da filosofia natural, da ciência e da filosofia ocidental.
A sofisticação de Platão como escritor é especialmente evidente em seus diálogos socráticos; trinta e cinco diálogos e treze cartas são creditadas tradicionalmente a ele, embora os estudiosos modernos tenham colocado em dúvida a autenticidade de pelo menos algumas destas obras. Estas obras também foram publicadas em diversas épocas, e das mais variadas maneiras, o que levou a diferentes convenções no que diz respeito à nomenclatura e referenciação dos textos.
Por volta dos 20 anos, encontrou o filósofo Sócrates e tornou-se seu discípulo até sua morte . Em 388 a.C., quando já tinha quarenta anos, Platão viajou para a Magna Grécia com o intuito de conhecer mais de perto comunidades pitagóricas,nesta ocasião veio a conhecer Arquitas de Tarento. Ainda durante essa viagem, Dionísio I convidou Platão para ir à Siracusa, na Sicília, então partiu para Siracusa com a esperança de lá implantar seus ideais políticos,no entanto acabou se desentendendo com o tirano local e retornou para Atenas.
Em seu retorno, fundou sua Instituição. A instituição logo adquiriu prestígio e a ela acorriam inúmeros jovens em busca de instrução e até mesmo homens ilustres a fim de debater idéias. Em 367 a.C., Dionísio I morreu, e Platão retornou a Siracusa a fim de mais uma vez tentar implementar suas idéias políticas na corte de Dionísio II;no entanto, o desejo do filósofo foi novamente frustrado. Em 361 a.C. voltou pela última vez à Siracusa com o mesmo objetivo e pela terceira vez ;fracassa e volta para Atenas em 360 a.C.