Aps 1ª semestre
ATIVIDADES PRÁTICA SUPERVISIONADAS
LANÇAMENTO OBLÍQUO
Equipe:
CAMPINAS
2011
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP CAMPUS SWIFT - CAMPINAS
TRABALHO EM EQUIPE:
LANÇAMENTO OBLÍQUO - LANÇAMENTO DE PROJÉTEIS
Trabalho apresentado ao componente curricular de APS do curso de Engenharia Básica da UNIP – Campus Swift, tendo como orientador o Prof. Dr. Éder Carlos Moreira.
CAMPINAS
2011
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4 INTRODUÇÃO TEÓRICA 4 EQUAÇÕES DO LANÇAMENTO DE PROJÉTIL 4 DISCUSSÃO DO PROTÓTIPO MECÂNICO 6 APLICAÇÃO EXPERIMENTAL 8 CONCLUSÃO 9 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 10 ANEXO 11 CRONOGRAMA 12
INTRODUÇÃO
Este trabalho propõe-se a explicar o Movimento Oblíquo, seu desenvolvimento e teoria, apresentando-os de forma clara e concreta afim de que os resultados obtidos possam ser usados como ferramenta de estudo aos interessados pelo tema. Será discutida a teoria de lançamento de projétil e a apresentação de um protótipo mecânico que exemplificará toda a parte teórica discutida de maneira prática.
INTRODUÇÃO TEÓRICA
Um movimento oblíquo é um movimento parte vertical e parte horizontal e suas componentes intrínsecas são independentes como, por exemplo, uma bola arremessada com um ângulo em relação a horizontal. A bola se deslocará para frente em uma trajetória parabólica. Na direção vertical (y) o corpo realiza um Movimento Uniformemente Variado, com velocidade inicial igual a e aceleração da gravidade (g). É importante lembrar que a altura máxima que a bola alcançara será o ponto em que a componente velocidade vertical for zero (quando Vy=0), ou seja, a bola sobe até um ponto, para, e começa a cair até o solo.
Na direção horizontal o corpo realiza um movimento uniforme com velocidade igual a . Nesse caso a velocidade é constante, pois, não há aceleração horizontal, ou seja, a componente x da velocidade é constante.
EQUAÇÕES DO LANÇAMENTO DE PROJÉTIL
Abordaremos de forma pratica as equações a fim de se tornar um guia útil para a