aps 1semestre
Definição:
A Abordagem Contingencial (ou Teoria das Contingências) é a abordagem que enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações, ou seja, tudo é relativo.
“Significado de Contingência: eventualidade, algo incerto, que pode acontecer ou não.”
Essa teoria explica que existe uma relação entre as variáveis do ambiente externo (economia, governo, legislação, fatores culturais / sociais, questões ambientais, etc) e as técnicas administrativas de gestão mais apropriadas para o alcance dos objetivos da organização.
As variáveis do ambiente também podem estar ligadas ao fator TECNOLOGIA que influencia consideravelmente nas organizações da atualidade. As inovações tecnológicas variam com rapidez e acabam se tornando um fator estratégico de competição entre as empresas e Nações. Aquela organização que estiver mais bem preparada para se adaptar rapidamente à essas contingências, será mais competitiva e terá mais chances de obter sucesso em suas atividades.
Segundo essa abordagem, não há um único modelo ideal de administração, já que são as variáveis externas que ditam o tipo de gestão específica para cada situação. É necessário que o gestor tenha capacidade de lidar com diversas situações, percebendo qual linha de raciocínio adotar para cada obstáculo que for enfrentar. Por esse motivo, o planejamento passa a ser á curto prazo, preferencialmente diário. O gestor passa a desenvolver diversas estratégias para lidar com os fatores que modificam as variáveis internas da organização (variáveis dependentes),ou seja, o trabalho , as pessoas e a estrutura organizacional como um todo.
Características da abordagem:
Forte ênfase no ambiente e na tecnologia;
Sistema aberto e flexível;
Poder descentralizado (gerentes e supervisores);
Não há forma ideal de administrar;
Necessidade de adaptar o planejamento da gestão conforme às necessidades do ambiente;
Necessidade contínua de adaptação do modelo administrativo e das pessoas.