APS 1 semestre 2015
ICS – CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA (APS)
Aluno (a): Elaine Cristina Pereira Vitorelli Kulicz
Matrícula: C5490C-6 Turma: EF1P52 Turno: Noturno
1. APRESENTAÇÃO DA ATIVIDADE
TEMA: Corporeidade: o corpo como objeto de consumo
DISCIPLINAS DO SEMESTRE RELACIONADAS AO TEMA:
Corporeidade e Motricidade Humana; Homem e Sociedade.
OBJETIVO DO TRABALHO DE APS:
O objetivo do trabalho é estimular a aprendizagem e o crescimento intelectual, de maneira a contribuir na formação acadêmica.
JUSTIFICATIVA:
Esse tema vem despertando grande interesse e preocupação para os profissionais da saúde, bem como na área de educação física. O cultualismo ao corpo e o mercado gerado por ele é o que tem chamado atenção para o assunto.
2. DESENVOLVIMENTO
Nas sociedades contemporâneas há uma intensificação do culto ao corpo, onde se observa uma crescente preocupação com a imagem e a estética numa relação de poder e status. A aparência corporal ditada pelo consumo alimentar e cultural -como o vestuário, higiene, cuidados com a beleza etc.- é um dos mais importantes modos de se distinguir entre os indivíduos. Nas sociedades modernas há um crescente consumo de bens materiais visando a obtenção do sucesso e status social. Em meio disso, o corpo tornou-se também objeto de consumo, levando a uma grande preocupação com dietas alimentares e o uso excessivo de cosméticos e procedimentos estéticos, devido a massificação e a expansão da mídia. O consumismo permite aos indivíduos situar-se socialmente mediante a possessão e o acúmulo de capital. A identidade do indivíduo passou a ser o seu corpo como mais um bem a ser adquirido da maneira desejada. Essa idéia foi um valor inserido pela mídia, que adquiriu enorme poder de influência sobre as pessoas, disseminando valores e padrões estéticos e contribuindo para a criação de uma série de produtos como aparelhos, roupas, dietas, shakes,