Aproximações entre a Pedagogia Romana e a Pedagogia atual
FACULDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS E LETRAS DE CAMPO MOURÃO
CURSO DE PEDAGOGIA
DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
DOCENTE: SERGIO HENRIQUE GERELUS
DISCENTE: VALÉRIA DE SOUZA GOMES
Aproximações entre a Pedagogia Romana e a Pedagogia atual
A educação romana, apesar de ter um desenvolvimento um tanto quanto mais tardio que a grega, as duas seguiram mais ou menos no mesmo ritmo. A educação romana é muito importante e influente se tratando da educação ocidental atual.
A educação aplicada hoje recebe, em vários aspectos, influência da pedagogia romana, daí a semelhança entre as duas em alguns pontos de destaque.
Marcos Fábio Quintiliano, o maior pedagogista romano da história tem ideias morais e cívicas, ele deu muita importância ao conhecimento da psicologia da educação. Reservava certa descrença na filosofia, pois reinava liberdade de expressão de ideias no seu tempo.
Quintiliano destacava que a educação tinha início dentro de casa, ainda na primeira infância. Dizia ele que na educação doméstica é importante abusar de cuidados no ambiente onde a criança se desenvolve, inclusive “filtrando”, de certo modo, suas companhias. Na primeira fase da educação a criança deve encarar o estudo como um a espécie de jogo para que não haja aborrecimento de sua parte para com ele, já que o ensino ainda lhe oferece afinidade.
Quintiliano aborda que na educação em geral, o mais importante é ter bons mestres; dizia ele: “Os primeiros elementos em nossos estudos são mais bem tratados pelos melhores mestres.”
Ele afirma que deve-se haver uma alternância entre o trabalho e o recreio, bom método para que se intensifique o estudo. Ao que se refere ao exercício físico ele afirma que deve ser moderado, ele reduz esses exercícios aos mais moderados e elementares, diria que básicos. Para ele o brinquedo é importante, “pois nele o menino revela suas inclinações”.
Por fim veio a escola retórica, de caráter superior para a