: APROXIMAÇÃO DO MOVIMENTO DE QUEDA LIVRE A PARTIR DE UM MOVIMENTO DE QUEDA
DE
FÍSICA EXPERIMENTAL I
Nº0005
ALUNO: GUSTAVO FERREIRA CABRAL
MATRÍCULA: 201201480035
DISCIPLINA: FÍSICA EXPERIMENTAL I
CAMPUS: NOVA IGUAÇÚ
CURSO: ENG. DE PRODUÇÃO
TURNO: NOITE
TEMA: APROXIMAÇÃO DO MOVIMENTO DE QUEDA LIVRE A PARTIR DE UM MOVIMENTO DE QUEDA
OBJETIVO:
A finalidade do experimento consiste em calcular a velocidade de um corpo em queda utilizando dados experimentais do tempo de queda em um percurso de 0mm a 200mm ou 0,2m para a aproximação do movimento de queda livre.
Introdução teórica:
Foi utilizado a equação da velocidade média Vm = S – S° t – t° para o cálculo da velocidade do corpo em função da distancia percorrida e do tempo gasto para cada queda realizada. Assim verificou-se o MOVIMENTO RETÍLINEO UNIFORME( MRU).
PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS:
*MATERIAL UTILIZADO:
01 – Painel com mufas de aço , manípulos fixadores , bobina de largada com fixador , aparador , suporte delta maior com sapatas e haste longa.
01- Corpo de prova esférico( bilha )
01- Sensor Fotoelétrico
01- Multicronometro Digital Microcontrolado
01- Botão de acionamento
01- Cabo de força norma plugue macho Nema 5/15 NBR6147 e plugue fêmea norma IEC.
*PROCEDIMENTOS:
Primeiramente foram montados os equipamentos em bancada , ajustou-se o sensor fotoelétrico na graduação de 200mm do suporte , em seguida ligou-se o multicronometro e foram feitos os ajustes de; idioma = port , função = F2 , dist = sim(200mm)
Depois destes ajustes , o botão foi pressionado para magnetizar a bobina e segurar a bilha na posição inicial S°=0mm , em seguida o botão foi solto dando inicio a leitura de tempo(t em segundos) de queda do corpo de prova( bilha) .
Depois deste procedimento , verificou-se a leitura de tempo feita pelo sensor e gravada no multicronometro selecionando o comando “VER” , depois “OK” , para iniciar um novo experimento. Esta seqüência de procedimentos foi repetida 10 vezes .