Aproveitamentos hidroeléctricos
Aproveitamentos Hidroeléctricos
Índice
Introdução 3
História 4
Centrais Hidroeléctricas - Barragens 5
Principio de funcionamento 5
Vantagens 6
Desvantagens 6
Centrais Hidroeléctricas - Energia gerada por ondas 7
Princípio de funcionamento: 7
Vantagens 8
Desvantagens 8
Possíveis melhorias no futuro 9
Conclusão 10
Bibliografia 11
Introdução
No âmbito da cadeira de Gestão Energética, foi-nos proposto a realização de um trabalho pela professora orientadora Inês Oliveira Santos, cuja temática se insere nos aproveitamentos hidroeléctricos, tais como as centrais hidroeléctricas e energia gerada por ondas.
O objectivo inerente ao projecto consiste na elaboração de um trabalho onde possamos compreender os princípios de funcionamento das centrais hidroeléctricas e da energia gerada pelas ondas, assim inicialmente, procederemos a uma breve introdução histórica, o que são os aproveitamentos hidroeléctricos, as suas vantagens e desvantagens, comparação com outras formas de produção de energia eléctrica e seus impactes ambientais.
Para que consigamos corresponder a todos estes pontos mencionados anteriormente, procederemos a pesquisas na internet, em livros que abordem esta temática.
Para finalizar, trabalhar num projecto como este, só nos cativa pela sua emblemática envolvente, por ser algo tão presente no nosso quotidiano e cada vez mais por diante. Desta maneira, esperamos alcançar todos os objectivos propostos pela docente e desta forma corresponder às suas melhores expectativas.
História
A energia da água em movimento foi desde há milhares de anos utilizada para os mais diversos fins. No século XX, a produção de hidroelectricidade foi principalmente efectuada através da construção de barragens de grande ou média capacidade.
A primeira central hidroeléctrica foi instalada em 1881, tendo havido um progresso constante no concepcionamento e produção até aos dias de hoje.
Em Portugal a produção hidroeléctrica