APROVEITAMENTO ESCOLAR
"Nós precisamos nos mexer junto com as crianças"
David Gallahue, doutor em Desenvolvimento Humano e Educação Especial, afirma que os pais também devem lutar para combater o sedentarismo dos filhos
10/10/2011 17:22
Texto Marina Azaredo
"Se você entende o desenvolvimento motor das crianças, você entende a adolescência e a vida adulta das pessoas", afirma Gallahue
Muita gente acredita, ainda hoje, que as aulas de Educação Física são apenas um momento de lazer e desconcentração nas escolas. E, por isso, não se dá a devida importância a essa que é uma disciplina essencial no currículo escolar, já que é responsável pelo desenvolvimento motor das crianças. Além disso, o exercício físico ainda é capaz de combater diversas doenças relacionadas ao sedentarismo, como obesidade, diabetes e problemas cardíacos. Deve, portanto, ser praticado sempre - na escola e em casa.
É isso o que diz o doutor em Desenvolvimento Humano e Educação Especial David Gallahue em suas palestras sobre a importância das aulas de Educação Física. "O desenvolvimento motor é parte de todo o comportamento humano. O desenvolvimento cognitivo, o desenvolvimento afetivo e o desenvolvimento motor estão relacionados", afirma o especialista, que é professor da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos.
O EDUCAR PARA CRESCER esteve com Gallahue pouco antes de uma palestra no Colégio Albert Sabin, em São Paulo. Confira a seguir o que ele diz sobre as aulas de Educação Física e o papel dos pais no combate ao sedentarismo das crianças, entre outros temas.
Qual é a importância do desenvolvimento motor?
David Gallahue: Se você entende o desenvolvimento motor das crianças, você entende a adolescência e a vida adulta das pessoas, o seu progresso desde o nascimento até a morte. Então, quando você entende esse caminho, você se sente um professor, um treinador, um pai e sabe como intervir e ajudá-lo nessa longa jornada.
Como se dá o desenvolvimento motor nas crianças entre 7 e 12 anos?