Aproveitamento energético de biogás em aterros sanitários: uma saída para a crise ambiental e energética
Lizete Machado Ávila Lessa*
RESUMO
O aproveitamento energético de biogás capturado em aterros sanitários: uma saída para a crise ambiental e energética diz respeito a um estudo inicial sobre a problemática ambiental e energética e a possibilidade do aproveitamento dos resíduos sólidos. O aproveitamento energético dos resíduos parece ser a solução mais adequada para tratar o lixo, reduzir as emissões de metano que decorrem da decomposição da matéria orgânica e ainda produzir energia limpa. Ademais, a implantação de usinas termoelétricas abastecidas com resíduos sólidos dos aterros sanitários, pode reduzir a necessidade de geração de energia através de combustíveis fosseis.
Palavras Chave: resíduos – aproveitamento energético – energia limpa
INTRODUÇÃO
A preservação do meio ambiente é hoje um dos temas mais debatidos mundialmente. Ironicamente ao mesmo tempo em que se pensa na preservação e na conservação do meio ambiente, estamos vivendo uma era de produção, consumo e descarte de produtos de forma tão expressiva e veloz que tem tornado difícil tratar da problemática ambiental.
Não obstante, há a necessidade de descobrirmos novas fontes para geração de energia limpa, reduzindo o consumo de energia proveniente de combustíveis fósseis. O aproveitamento energético de resíduos sólidos depositados em aterros sanitários se mostra como alternativa eficaz para minimizar o problema ambiental e ainda aumentar a matriz energética nacional. Por um lado, soluciona ou mitiga a questão do lixo, dando tratamento adequado e definitivo para os resíduos em quanto reduz a quantidade de metano produzida nos aterros. Por outro lado, utiliza este mesmo metano para gerar biogás, energia limpa.
Ainda que o aproveitamento energético ainda não seja uma realidade ao alcance muitos municípios é, sem dúvida, uma alternativa viável para se pensar