aproveitamento de águas pluviais
INTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
aproveitamento de águas pluviais
CURSO: Engenharia de Produção
RESUMO Frente a necessidade básica de água potável para a sobrevivência humana e crescimento exponencial do seu consumo e degradação da qualidade das águas, busca se identificar formas viáveis de aproveitamento de águas pluviais de modo a minimizar o consumo de água potável.
Palavras-chaves Aproveitamento de água da chuva, uso de águas pluviais.
1. INTRODUÇÃO
A água ocupa um lugar específico entre os recursos naturais, sendo a substância mais abundante no planeta. Os meios naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito ultrapassados. Assim sendo, deseja se que seja utilizada com racionalidade, preocupação e moderação, não devendo então ser desperdiçada, poluída, ou contaminada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento, para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis (BOTELHO, 1998). Sugere-se então a captação de água da chuva como ferramenta de gestão da água.
Diante da baixa disponibilidade de recursos hídricos e a crescente degradação de sua qualidade é imprescindível buscar novas alternativas que minimizem o consumo da água. Devido tal situação, este trabalho aborda a técnica de aproveitamento de águas pluviais, buscando conseguir um uso mais racional deste recurso.
O objetivo deste trabalho é estudar a viabilidade do aproveitamento de águas pluviais para o uso doméstico ou não, através de estudos dirigidos pela avaliação técnica financeira dos sistemas de captação de água pluvial na região metropolitana de Belo Horizonte e apresentar os estudos de viabilidade do sistema.
2. REFERENCIAL TEÓRICO
O aproveitamento de água pluvial aparece neste início de Século XXI como uma alternativa a fim de substituir o uso de água potável em atividades em que