Aproveitamento da água da chuva em prédios públicos
UM ESTUDO PRELIMINAR
A superfície do nosso planeta é composta por 70% de água. Essa água tem um ciclo natural, que começa com sua evaporação, formando as nuvens que depois vão retornar para a terra através das chuvas.
A água existente no planeta está físicamente assim distribuída:
97,5% estão nos oceanos e dos 2,5% restantes,
1,5% estão nos pólos (geleiras e icebergs), apenas 1% disponível para nosso consumo, a maior parte esta em leitos subterrâneos, atmosfera, plantas e animais.
Atualmente usamos para nosso consumo as águas de nascentes, lagos, rios e extrações de leitos subterrâneos, os aqüíferos.
Com a poluição cada vez maior do ar, da terra, das nascentes, dos lagos, dos rios e dos oceanos, essas águas estão ficando contaminadas, exigindo uma enorme preocupação para sua preservação, pois sem água natural a vida como conhecemos não tem como existir.
Uma forma de economizar água é fazer o Aproveitamento de Água da Chuva, e para isso podemos construir e instalar um sistema usando a tecnologias diversas, hoje existentes e amplamente utilizadas pelo mundo afora.
CAPTANDO E ARMAZENANDO A ÁGUA DE CHUVA
Para fazer a captação da água de chuva, podemos usar qualquer superfície que tenha como condensar o escoamento da água para uma vertente, como por exemplo os telhados das coberturas, lajes ou pátios construídos especialmente para esse fim, onde não terá tráfego de pessoas, animais ou automóveis.
Para tal é necessário a instalação de calhas e condutores. Para isso colocamos uma tabela que contém as principais referências para dimensionar os condutores horizontais (as calhas) e os condutores verticais (tubos de descida da água das calhas).
SOBRE A ESCOLHA DO TAMANHO DA CISTERNA
A princípio, uma cisterna deve armazenar o máximo de água da chuva possível, portanto precisamos calcular qual é esse máximo e decidirmos se compensa ou não o investimento. Para começar esse