Apropriações do espaço público
1º Mendonça, Souza Maria Eneida. Apropriação do espaço público: alguns conceitos, Estudos e Pesquisas em Psicologia, UERJ, RJ, v.7, n. 2, p.296-306, ago. 2007.
CARNEIRO, A. R. S.; MESQUITA, L. B. Espaços livres do Recife. Recife: Prefeitura da Cidade do Recife/ Universidade Federal de Pernambuco, 2000.
DAMATTA, R. A casa & a rua: espaço, cidadania, mulher e morte no Brasil. 5. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.
LAMAS, J. M. R.G. Morfologia urbana e desenho da cidade. Fundação Calouste Gulbenkian e Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica, s/d.
SANTOS, M. Espaço e método. São Paulo: Studio Nobel, 1985.
2º Eneida Maria Souza Mendonça Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), mestrado (1995) e doutorado (2001) em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (FAUUSP). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Espírito Santo, atuando na graduação de arquitetura e urbanismo, no programa de pós-graduação de Arquitetura e Urbanismo e no programa de pós-graduação de Geografia. É pesquisadora do Núcleo de Estudos de Arquitetura e Urbanismo desta universidade desde 1995. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, principalmente com relação aos seguintes temas: paisagem urbana, planejamento urbano e história urbana.
3º A Autora trata de reflexões abordadas por diferenciados autores sobre a questão do espaço público, observando suas aplicações como rua, praça e parque.
4º O texto é constituído 6 (seis) parágrafos, sendo uma página, não ilustrado.
5º Inicia- se explicando que a o artigo teve como intenção mostrar diferentes formas observando o ponto de vista de cada autor. No segundo parágrafo complementa dando ênfase na explicação e na aplicação de rua e praça pelo olhar de Lamas, no parágrafo seguinte mostra que tem os pátios e praças, no quarto os fixos e fluxos, no quinto a questão da segurança devido a o poder sócio econômico e no sexto parágrafo a