Apropriação da escrita como um instrumento cultural complexo.
(Suely Amaral Mello)
MAPA CONCEITUAL
EDUCAÇÃO PARA MELLO:
[...] a maior conquista que a educação pode permitir: a formação e o desenvolvimento máximo da inteligência e da personalidade das crianças. A aproximação da escrita como um instrumento cultural complexo é elemento essencial na formação da inteligência de cada sujeito. (MELLO, 2006, P. 181)
INFÂNCIA:
[...] Falo das atividades de expressão como o desenho, a pintura, a brincadeira de faz-de-conta, a modelagem, a construção, a dança, a poesia, e a própria fala. (MELLO, 2006, P. 181)
CRIANÇA:
[...] deixar contaminar o ensino fundamental com atividades que julgamos típicas da educação infantil – ainda que, muitas vezes, elas não estejam mais contempladas na educação das nossas crianças pequenas. (MELLO, 2006, P. 181)
[...] a necessidade da criança – seja na educação infantil, seja no ensino fundamental – expressar-se por meio de muitas linguagens possíveis.(MELLO, 2006, P. 188)
PEDAGOGIA:
[...] a educação das nossas crianças carece de uma base científica e que, frente aos novos conhecimentos que temos hoje e que já nos permite falar em uma nova ciência – a ciência da educação. (MELLO, 2006, P. 181)
CULTURA:
[...] No processo de relacionar-se com o mundo e apropriar-se dos objetos que compõe (a linguagem, os objetos materiais e não materiais, os instrumentos, as técnicas, os hábitos, os costumes, os valores, enfim o conjunto da cultura humana ). (MELLO, 2006, P. 184)
PONTOS IMPORTANTES DO TEXTO
Suely argumenta que a educação necessita de uma base científica, e hoje em dia já temos estudos suficientes (a ciência da educação) para perceber alguns erros cometidos nas práticas educacionais, e que para garantir a maior conquista que a educação pode permitir (a formação e o desenvolvimento máximo da inteligência e da personalidade da crianças) é preciso mudar alguns ‘’hábitos’’ em relação à educação das crianças na Educação