APROPRIACOES DA PRACA VIDAL DE NEGREIROS
UM ESTUDO DA QUALIDADE URBANA DO ESPAÇO PÚBLICO
RESUMO: Devido ao crescimento exponencial das cidades e aos atuais processos de urbanização, é notório, um processo de desumanização das mesmas. Desencadeando assim perda nas relações interpessoais e a descaracterização dos espaços urbanos. A presente pesquisa toma como objeto de estudo as relações entre público e privado na cidade de João Pessoa, com ênfase na Praça Vidal de Negreiros. Identificando como caracterizam as apropriações cotidianas e os contatos sociais na área, que atualmente, se transformou em um espaço voltado para eventos modificando, principalmente, a identidade do local. Para a análise, o método de estudo adotado partiu de um levantamento bibliográfico, seguido do método deambulatório, com apreciações em dias e horários distintos, para, a partir das condicionantes observadas, iniciar o processo de confecção de mapas comportamentais da área em estudo.
Como resultado, percebe-se que a última intervenção urbanística realizada na praça, ao voltar o espaço para as concentrações sociais, gerou uma configuração espacial não convidativa, durante o dia, para os usuários do local. Da mesma forma, a importância das áreas sombreadas como uma das condicionantes mais importantes e de grande interferência das manchas de permanência, tendo em vista serem elementos essenciais para o conforto do espaço, e para a qualidade urbana.
Palavras-chave: Praça Vidal de Negreiros. Espaço público. Qualidade urbana. Ponto de Cem Réis. Revitalização
Urbana.
ABSTRACT: Due to the exponential growth of cities and to current urbanization processes, is notorious, a process of dehumanization. Unleashing that loss in interpersonal relations and deterioration of urban spaces. This research takes as object of study the relations between public and private sectors in the city of João Pessoa, with emphasis on the square Vidal de Negreiros. Identifying how to characterize takeovers everyday and