Apresentação1 1
A construção naval é a atividade de fabricar embarcações. Normalmente realizase em estaleiros de doca seca. As raízes desta atividade remontam à pré-história.
HISTÓRIA DA CONSTRUÇÃO
NAVAL
A
história da construção naval brasileira remonta aos tempos coloniais. Os portugueses, que na época da Descoberta eram grandes construtores navais; logo perceberam as vantagens de construir navios aqui, aproveitando a abundância e excelência das madeiras. As primeiras embarcações de tipo europeu construídas foram dois bergantins feitos no Rio de
Janeiro em 1531.
Muitos estaleiros foram fundados em vários pontos do nosso litoral, mas, o mais importante, e que continuou como o mais importante até meados do Século XIX, foi o Arsenal de
Marinha da Bahia, em Salvador, fundado por Thomé de
Souza. Em 1763, foi fundado o Arsenal de Marinha do Rio de
Janeiro; cuja primeira construção foi a nau S. Sebastião, de
1767. Entretanto, na área do Rio de Janeiro, a grande façanha, foi a construção da nau Padre Eterno, por volta de
1670, dita como sendo o maior navio do seu tempo em todo mundo. TIPOS DE
EMBARCAÇÕES/NAVIOS
Os navios são construídos para atender ao transporte específico de determinadas mercadorias. Existem navios práprios para o transporte de mercadorias embalada a granel e etc.
Cargueiros ou Convencionais: São navios construídos para o transporte de carga geral.
Graneleiros : São navios construídos com a finalidade de transportar cergas a granel.
Tanques: São navios construídos com a finalidade de transportar graneis líquidos e possuem equipamentos para bombear a carga para dentro e para fora de bordo.
Ore-Oil São navios construídos para transportar tanto minérios quanto petróleo. Ore-Bulk-Oil São navios próprios para o transporte de petróleo e mercadorias a granel, tais como cereais, por exemplo.
Roll On-Roll Off São navios próprios para o transporte de veículos, principalmente automóveis.
Lash São navios que em seu