Apresentação Ética Adolfo Sanchez Vasquez
Escola de Ciências Sociais Aplicadas
Moral, Valores e Sociedade.
VÁSQUEZ, Adolfo Sanches. Ética. 24ª edição, Rio de
Janeiro, Civilização Brasileira, 2004. ( Capítulo I, III e VI)
Prof. Diego Rivas.
1
ECSA
Escola de Ciências Sociais Aplicadas
Capítulo I Objeto da Ética
A origem da palavra ÉTICA vem do grego “ethos”, que quer dizer o modo de ser, o caráter. Os romanos traduziram o “ETHOS” grego, para o latim “mos” (ou no plural “mores”), que quer dizer costume, de onde vem a palavra moral.
Tanto “ETHOS” (caráter) como “MOS” (costume) indicam um tipo de comportamento propriamente humano que não é natural, o homem não nasce com ele como se fosse um instinto, mas que é “adquirido ou conquistado por hábito” (VÁZQUEZ).
No nosso dia-a-dia não fazemos distinção entre ética e moral, usamos as duas palavras como sinônimos. Mas os estudiosos da questão fazem uma distinção entre as duas palavras.
2
ECSA
Escola de Ciências Sociais Aplicadas
A Moral sempre existiu, pois todo ser humano possui a consciência Moral que o leva a distinguir o bem do mal no contexto em que vive. Surgindo realmente quando o homem passou a fazer parte de agrupamentos, isto é, surgiu nas sociedades primitivas, nas primeiras tribos.
A Ética teria surgido com Sócrates, pois se exigi maior grau de cultura. Ela investiga e explica as normas morais, pois leva o homem a agir não só por tradição, educação ou hábito, mas principalmente por convicção e inteligência.
Vásquez (1998) aponta que a Ética é teórica e reflexiva, enquanto a Moral é eminentemente prática. Uma completa a outra, havendo um interrelacionamento entre ambas, pois na ação humana, o conhecer e o agir são indissociáveis.
3
ECSA
Escola de Ciências Sociais Aplicadas
Assim, a MORAL é definida como o conjunto de normas, princípios, preceitos, costumes, valores que norteiam o comportamento do indivíduo no seu grupo social. A moral é normativa. Enquanto a ÉTICA é definida como a teoria, o conhecimento ou a ciência do