Apresentação tubular dados estatisticos
INTRODUÇÃO
Os dados estatísticos coletados são trabalhados, para poderem ser apresentados e utilizados, sempre que for necessário. Esta apresentação de dados pode ser feita de duas maneiras, ou seja, através de tabelas ou através de gráficos. Estudaremos primeiramente a apresentação tabular dos dados.
SÉRIES ESTATÍSTICAS
São tabelas através das quais os dados estatísticos coletados podem ser apresentados. Temos dois tipos dessas tabelas: “Séries de dados não agrupados” e “Distribuições de freqüências”.
SÉRIES ESTATÍSTICAS DE DADOS NÃO AGRUPADOS
São Tabelas onde os dados estatísticos são apresentados em forma de “listas de valores”. Nessas “listas” os dados estatísticos estão apresentados de acordo com a época a que se referem, ao espaço onde se observam ou a qualidade ou a espécie do fenômeno estudado. A partir daí temos as seguintes denominações:: Série temporal (ou cronológica, ou histórica), Série Geográfica ( ou territorial ou espacial), Série especificativa (ou qualitativa) e Série mista ( resultante da combinação das séries temporal, geográfica e especificativa).
Exemplos:
Série Temporal Série Geográfica Série Especificativa
Exemplos de séries mistas:
Série Especificativa-geográfica Série Geográfica-temporal
DISTRIBUIÇÕES DE FREQUÊNCIAS
São tabelas onde os dados estatísticos são apresentados de forma agrupada, de modo que se possa obter informações de forma rápida e precisa. Este tipo de tabela é utilizado quando o número de observações for relativamente grande. Uma distribuição de freqüências pode ser por pontos ou por intervalos.
Exemplos:
Distribuição de freqüência por pontos Distribuição de freqüências por intervalos
ELEMENTOS CARACTERISTICOS DE UMA DISTRIBUIÇÃO DE FREQÜÊNCIAS POR INTERVALOS
A tabela seguinte apresenta a distribuição dos