Apresentação sobre caldeiras
ENGENHARIA DE SEGURANÇA APLICADA EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS – UNIP/BSB
CALDEIRAS E VASOS DE PRESSÃO
VAGNER LISOSKI DUARTE
DEFINIÇÃO
Caldeira a vapor: são equipamentos destinados a produzir e acumular vapor sob pressão superior à atmosférica, utilizando qualquer fonte de energia, excetuandose os refervedores e equipamentos similares utilizados em unidades de processo.
UNIP - PROF. VAGNER L. DUARTE
DEFINIÇÃO
Similares que não são considerados caldeiras: Trocadores de calor do tipo Reboiler, Kettle, Refervedores, TLE, etc., cujo projeto de construção é governado por critérios referentes a vasos de pressão. Equipamentos com serpentina sujeita a chama direta ou gases aquecidos e que geram, porém não acumulam vapor, tais como: fornos, geradores de circulação forçada e outros. Serpentinas de fornos ou de vasos de pressão que aproveitam o calor residual para gerar ou superaquecer vapor. Caldeiras que utilizam fluido térmico, e não o vaporizam.
UNIP - PROF. VAGNER L. DUARTE
Vapor ? Porquê?
Pode ser usado em: Na geração de energia elétrica; Na geração de trabalho mecânico; No aquecimento de linhas e reservatórios de óleo combustível; Na prestação de serviços; Em processos de fabricação e beneficiamento;
UNIP - PROF. VAGNER L. DUARTE
Mais Exemplos de uso
Indústria de bebidas e conexos: nas lavadoras de garrafas, tanques de xarope, pasteurizadores; Curtumes: no aquecimento de tanques de água, secagem de couros, estufas, prensas, prensas a vácuo; Frigoríficos: nas estufas para cozimento, nos digestores, nas prensas para extração de óleo; Indústrias químicas: nas autoclaves; avanderias e cozinhas e no aquecimento de ambientes.
UNIP - PROF. VAGNER L. DUARTE
E?
Porquê, então? Maneira fácil de transportar calor; A água é extremamente disponível; Resíduo gerado é água; Facilmente transformado em trabalho; Versatilidade de combustível: pode ser gás, madeira,