Apresentação Retro escavadeira
Numa atividade mineradora é imprescindível o uso de máquinas e equipamentos para os trabalhos de mineração, desde o arranque até a descarga, completando assim um conjunto de operações necessárias para o bom andamento dos trabalhos. O material escavado mecanicamente ou os fragmentos gerados no desmonte são coletados e transferidos para um equipamento que o transporte para seu destino final.
Depois do material desmontado, o material deve ser carregado e transportado, caso o material seja minério, é transportado para instalações de beneficiamento, caso seja estéril, é transportado para o depósito de estéril. Quando o carregamento é mecânico usa-se equipamentos apropriados com grandes capacidades, capazes também de desmontar o material (escavadeiras) ou simplesmente fazer o carregamento (carregadeiras).
EQUIPAMENTOS
MÓVEIS – RAC 3
PROFº: JOSIAS GOMES
As Retroescavadeiras são especialmente indicadas nas operações de pedreiras, por terem suas caçambas mais compatíveis com as aberturas dos britadores primários instalados, e serem mais baratas. Em algumas pedreiras, a retroescavadeira trabalha sobre a pilha desmontada, carregando os caminhões com ciclo menor. Nas operações contratadas, a utilização de
Retroescavadeiras e pás carregadeiras é mais freqüente por se adequarem melhor aos caminhões menores.
A escavação e carga é feito por escavadeiras a cabo, escavadeiras hidráulicas,
Retroescavadeiras
hidráulicas, carregadeiras sobre pneus ou esteira, moto scrapers, dragas e monitores hidráulicos, equipamentos também utilizados nas minas do exterior.
Nas minas externas, equipamentos de maior porte são encontrados com maior freqüência, existindo, assim, um número superior de escavadeiras a cabo de grande porte.
EQUIPAMENTOS
MÓVEIS – RAC 3
PROFº: JOSIAS GOMES
A retroescavadeira foi inventada na Inglaterra em 1953, por
Joseph Cyril Bamford, fundador da J.C. Bamford (JCB).
Na