apresentação qualidade na construção civil
Para que haja a reciclagem de entulho na obra, é importante haver um rigoroso controle da qualidade do entulho bem como uma análise minuciosa para evitar contaminação e identificar de maneira adequada resíduos perigosos que devem ser imediatamente separados e descartados corretamente.
Reciclagem de solventes e latas de tinta
Com a Política Nacional de Resíduos Sólidos em vigor, fica definida a responsabilidade que cada agente deve ter no processo de geração, redução, reutilização e reciclagem desses resíduos. Abaixo seguem algumas dicas que auxiliam no combate ao desperdício, reciclagem e reutilização de tais componentes que ajudam a evitar a contaminação do meio ambiente:
Calcular sempre o volume que irá adquirir ou usar numa obra, evitando assim a assim a sobra de resíduos;
Armazenar corretamente a tinta e instrumentos de trabalho de pintura;
Não guarda sobras de tintas aproveitando- as imediatamente em outros locais (como tapume) ou para doações;
Não lave as latas de tintas para não gerar efluentes poluidores, e sim esgotar todo o seu conteúdo em folhas de jornal ou restos de madeira;
Encaminhar latas de tinta a seco para uma ATT (Área de Transbordo e Triagem) ou para reciclagem
Inutilizar as latas com furos, cortes ou prensagem para evitar outro uso já que elas possuem poluentes e não podem ser destinadas a coleta municipal de lixo, segundo orientação da Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas(ABRAFATI).
Guardar sobras de solventes em recipientes bem fechados, para uma utilização futura, ou enviá-los para empresas especializadas em recuperação ou incineração destes resíduos.