Apresentação - Psicologia - Trabalho e Classe Social
Classe Social
•Trabalho como subexistência.
•Modificação do homem e da natureza.
•Necessidade de cooperação.
Trabalho na sociedade capitalista O trabalho na sociedade capitalista basea-se na produção de bens materias, além de atender a subexistência social, visa lucro , aumento do capital e para tanto deve, necessariamente ,explorar a força de trabalho de muitos. Novas Relações de trabalho.
Existência de duas classes socias, uma que detém o capital e os meios de produção e a outra que vende sua força de trabalho , ou seja é explorada e dominada pelos patrões.
Trabalho como instrumento Social
A principal característica do trabalho nas sociedades atuais é que ele se torna uma atividade necessariamente social, com o uso de instrumentos como da comunicação e da cooperação. Estes instrumentos nos ligam ao mundo das coisas, da linguagem e do pensamento, assim se concretizam as relações sociais.
A Separação do trabalho manual do intelectual se dá apenas no nível ideólogico , pois qualquer atividade implica no pensar sobre aspectos da realidade e em ações concretas na realidade objetiva, na qual será pensada, sob uma nova perspectiva , resultante de transformações ocorrida tanto no individuo como na própria realidade.
Operário
•
“...não cabe a ele decidir..." é porque haverá "especialistas" que irão analisar, cada um, certos aspectos da transformação, para dizer se ela é boa ou má. Especialista
Se ao operário é negado o pensar a sua atividade, ao intelectual é negado o fazer.
A ele cabe apenas produzir ideias, desenvolver estudos, para alguns poucos, em geral detentores do poder na sociedade, e que entendem a linguagem abstrata, esotérica do intelectual, e que farão o uso desta produção de acordo com perspectivas da classe social a que pertencem.
A sequência da nossa análise permite constatar um fato crucial: a consciência de si, a consciência social e a consciência de