Apresentação para Catequista/Catequese
Curso de Administração Pública
Afrânio dos Santos Freitas
Ciências Politica
Santana do Ipanema, agosto de 2013.
1) Como podemos distinguir a concepção do Estado sob à luz de Karl Marx e Max
Weber?
A concepção de Estado para Karl Marx surge a partir da propriedade privada e da divisão social do trabalho. O Estado para ele, criaria as condições necessárias para o desenvolvimento das relações capitalistas. O Estado moderno funcionaria como um comitê executivo das classes dominantes, a chamada burguesia.
A concepção de Estado para Max Weber estaria relacionada ao controle do poder estatal por uma burocracia militar e civil. Para Weber o Estado é: "Uma relação de homens dominando homens, mediante violência considerada legítima". Para Weber há 3 formas de ação social: Tradicional, a Carismática e a Legal.
2) No que concerne as suas aproximações e incongruências sob o ponto de vista da organização do Estado Moderno?
Weber não se opõe ao materialismo histórico completamente, ele aceita a dialética marxista entre a economia e as outras atividades humanas, mas nega-lhe a determinação das diversas esferas da vida social pela vida econômica, alegando que a ciência não pode reduzir a explicação de todos fenômenos culturais a um substrato econômico. Sua maior crítica está relacionada à distinção entre o que é rigorosamente econômico, o que é economicamente determinado e o que é simplesmente economicamente relevante.
Outro ponto apontado como divergente nas obras de Weber e Marx é o conceito de capitalismo moderno. Enquanto para Marx, a economia moderna é basicamente irracional, e essa irracionalidade do capitalismo resulta de uma contradição entre o progresso tecnológico racional das forças produtivas e as cadeias da propriedade privada, lucro privado e concorrência de mercado não-controlada. Weber define que o capitalismo moderno não é irracional, pois suas instituições são, na verdade, a materialização da