Apresentação Oral sobre "Relação entre pais e filhos"
A escolha de um tema para a minha apresentação oral foi uma escolha de extrema dificuldade. Ou era porque não encontrava um tema que me agradasse, ou era porque algum colega já iria abordar um determinado tema ou simplesmente porque achava que não iria conseguir captar a atenção dos meus colegas.
Depois de muito pesquisar, achei que o tema “A Relação entre Pais e Filhos” fosse um bom tema para abordar. E porquê? Porque a meu ver a relação entre pais e filhos é uma relação complicada e, muitas vezes, nós filhos não conseguimos expor-nos aos nossos pais, o que impede que eles nos ajudem.
A família é muito importante na vida de uma pessoa, é ela a responsável pela nossa educação, pelo nosso desenvolvimento, pela segurança e pelo afeto.
Os sentimentos também têm um valor significativo no ser humano e podem marcar-nos, de um modo positivo ou negativo, dependendo de como nos são transmitidos.
Uma relação pressupõe respeito e educação. Mas afinal o que é ser educado? Do que depende a educação?
A nossa educação depende dos ensinamentos que nos são transmitidos pelos nossos pais mas também do ambiente familiar que presenciamos. O ambiente familiar irá condicionar a forma como somos, levando a uma acumulação de características idênticas às dos nossos progenitores, até porque … “Quem sai aos seus não degenera!”
A vida de um casal modifica muito com a vinda de um filho. Porquê?
Bem, quando um homem e uma mulher casam começam a planear constituir família. Com a chegada de um filho é claro que várias coisas mudam na vida de um casal e as responsabilidades vão ficando cada vez maiores.
Quando nasce uma criança ela irá necessitar de cuidados e a partir daí os pais irão ter um aumento significativo nas despesas. Apesar de tantas mudanças, ter uma criança dentro de casa é garantia de alegria e fortalecimento da estrutura familiar.
Contudo, um filho pode separar o casal, uma vez que nem todas as relações conseguem superar a vinda de uma