Apresentação Nessus
“Softwares que aplicam comparações com as versões dos softwares detectados na coleta de dados em uma base de vulnerabilidades para obter um bom chute a respeito de quais bugs (falhas) podem estar presentes no sistema alvo.”
InfoSlack, 2015
“Software que, dado um determinado alvo, seja ele um software, um computador ou um dispositivo de rede, irá analisá-lo em busca de vulnerabilidades existentes no alvo. O scanner irá, sistematicamente, testar o alvo em busca de pontos vulneráveis a ataques.”
Wikipédia, 2012
O Nessus
O Nessus foi inicialmente desenvolvido por Renaud Deraison em 1998, ele tinha a intenção de criar um sistema simples, fácil de usar e livre de patentes.
O Nessus é um dos mais populares e capacitados scanners de vulnerabilidades.
Inicialmente era de uso gratuito e código aberto (até a versão 2.2.8 - 2004), mas os proprietários decidiram “fechar” o código em 2005 e removeram a opção de
“Registro gratuito” em 2008.
Atualmente uma licença do Nessus Professional custa $2,190 por ano, mas ainda assim continua batendo muitos de seus concorrentes. Existe uma versão “Home” que é limitada e licenciada apenas para uso doméstico.
Porque usar o Nessus?
Há uma ampla variedade de Vuln-Scanners na atualidade, mas o Nessus oferece alguns diferenciais:
◦
◦
◦
◦
◦
◦
Varredura altamente precisa, com poucos falsos positivos. Análise de baseline e vulnerabilidade em um único produto. Dimensionável à milhões de sistemas. Fácil implantação e operação. Baixo custo de manutenção.
Auditoria de dispositivos móveis: lista dispositivos iOS, Android™ e Windows Phone 7, acessando a rede e detectando vulnerabilidades em aparelhos móveis.
◦ Auditoria de antivírus.
O Nessus possui a maior base de vulnerabilidade e plug-ins no mercado, contendo mais de 60.000 verificações de segurança!
O Nessus é um scanner “malandro”!
“Ao contrário de outros scanners de vulnerabilidade, o Nessus não confia nas
portas-padrão