Apresentação Jacareí
História de Jacareí
Jacareí é um município da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, no estado de São Paulo, no Brasil. Localiza-se a leste da capital do estado, distando desta cerca de 82 quilômetros. Suas coordenadas geográficas são 23º18'10“ sul e 45º17'31“ oeste. Os seus municípios limítrofes são: São José dos Campos a norte e nordeste; Jambeiro a leste; Santa Branca a sudeste; Guararema a sudoeste; Santa Isabel a oeste e Igaratá a noroeste.
Os documentos históricos de Jacareí registram o início de um povoamento em 1652, com o nome de Nossa Senhora da Conceição da Paraíba, pela iniciativa de Antônio Afonso e seus três filhos.
Tornou-se cidade em 3 de abril de 1849.
O termo "Jacareí" é proveniente da língua tupi e significa "rio dos jacarés", através da junção dos termos îakaré (jacaré) e 'y (água, rio).
Segundo pesquisas, o núcleo inicial da cidade está nas redondezas da Capela do Avareí (1728) e, depois, nas redondezas do Largo da Matriz (século XIX), que foi urbanizado na década de 1930. O Largo da Matriz continua, ainda hoje, como palco das festas em homenagem à padroeira da cidade, Nossa Senhora da Imaculada Conceição, que são realizadas há mais de cem anos. O dia da padroeira é 8 de dezembro, feriado municipal. Em 1920, a igreja passou por uma reforma, na qual foram imprimidos os seus traços atuais.
Dentre as indústrias que estão na cidade, estão instaladas: AmBev, Basf, Cebrace, Fademac, Heineken, Gates, Latapack, Latecoere, Parker Hannifin, Rhodia, Rohm and Haas, Freudenberg, Fibria (união da Aracruz Celulose e da VCP – Votorantim Celulose e Papel), White Martins, entre outras. E serão instaladas as empresas chinesas Chery e a Sany.
Vamos conhecer alguns lugares da cidade
Pátio dos Trilhos
Pátio dos Trilhos – (Praça Raul Chaves, 110 – Centro) Antiga Estação Ferroviária de Jacareí construída em 1.876, para escoamento da produção cafeeira e ligação entre São Paulo e Rio de Janeiro.