Apresentação História de Ilhabela
Há dois grandes grupos de taludes, considerando os taludes naturais, são eles os rochosos e os de solo. Ambos possuem a mesma função, ou seja, de estabilizar o solo, tendo em vista a ação de intempéries ou de atividade humana (corte) que provoque a sua instabilidade.
A principal classificação dos taludes é feita em função do seu formato, adotando os seguintes critérios: Imagem Tipos de Talude
Fonte: http://paginapessoal.utfpr.edu.br/izzo/geologia-de-engenharia/geologia-de-engenharia-utfpr/Aula-Conceituacao
Exemplos de taludes
Taludes para agricultura
Taludes circulares que acompanham as curvas de nível do terreno com o objetivo de plantio alagado, especialmente de arroz. Utilizado em massa nas regiões montanhosas do Vietnã e Laos.
Taludes de Minas
Esses taludes são especialmente desenhados para atender a segurança e estabilidade do solo na exploração de minérios em garimpos e demais atividades extrativistas. Chegam a grandes alturas e exigem constante monitoramento do risco. Executados apenas em solo, mas com incidência da utilização de concreto para estabilização de trechos mais delicados.
Taludes de Bancada
Esses taludes apresentam grande instabilidade em função da altura, encontram-se em situação limite e podemos até admitir algumas rupturas em sua estrutura. É comum a utilização de bancada dupla, ou seja, deixa-se uma berna de contenção a cada dois bancos, possibilitando uma maior capacidade de contenção para um dado ângulo de talude, ou ângulos inter-rampa e globais íngremes.
Taludes Rochosos
Aqui são dois exemplos de taludes oriundos de cortes executados para a passagem da nova via da Rodovia dos Tamoios. Trata-se de taludes rochosos, formados por grandes afloramentos. Na primeira imagem é identificamos que foi possível manter a rocha em seu estado natural, apenas fazendo um tratamento na crista. Já na segunda imagem, foi necessário o corte com fita