Apresentação em público
Falar em público é uma forma de comunicação que apresenta algumas características particulares:
* pressupõe uma interação social entre os falantes e não simplesmente uma troca de atos verbais ou informações. * está relacionada com o preenchimento de determinados "papéis sociais" (professor, executivo, amigo, pai, etc.). * acontece sob influência de algumas condições psicológicas (nervosismo, tensão, ansiedade, etc.). * tem sempre um propósito. Do contrário, é energia desperdiçada. * envolve um certo grau de imprevisibilidade e criatividade. * envolve uma linguagem tipicamente oral, em oposição a uma linguagem literária.
Os componentes básicos de uma apresentação em público que você deve conhecer são:
* emissor; * receptor; * mensagem; * código; * canal; * feedback; * ruído; * contexto.
Emissor = o emissor, locutor ou destinador é aquele que está emitindo a mensagem num determinado momento. O emissor parte de uma intenção de significação e com isso produz uma série de significantes.
Alguns fatores a serem considerados com relação ao emissor são:
1. motivação: Você pode fazer uma apresentação para fornecer/obter informações, para convencer o grupo sobre uma nova idéia, para "vender" um serviço, para apresentar resultados, etc. Qualquer que seja o caso, é fundamental que você esteja motivado, envolvido pelo assunto e saiba o que realmente deseja alcançar com aquela mensagem. Portanto, procure analisar os motivos que o levam a fazer a apresentação, verifique se você realmente os compreende e se está envolvido o suficiente com eles.
2. credibilidade: O grau de aceitação de sua mensagem será diretamente proporcional ao seu conhecimento do assunto. Assim sendo, é necessário que você saiba sobre o que está falando, tenha atitudes seguras, mostre-se dinâmico e confiável. Nesse sentido, uma preparação cuidadosa e