Apresentação dos equipamentos e materiais topográficos
"Vale mais investir um pequeno valor para ter a certeza do que investir um grande valor na incerteza." Topografia significa a descrição exata e detalhada de um lugar, determinando as dimensões, elementos existentes, variações altimétricas, acidentes geográficos, etc.
A Topografia fornece dados, obtidos através de cálculos, métodos e instrumentos que permitem o conhecimento do terreno, dando base para execução de projetos e obras realizadas por engenheiros ou arquitetos. Sendo fundamental tanto na etapa de projeto quanto na execução da obra.
Para isto faz se necessário o conhecimento em relação às matérias básicas para os levantamentos de dado. Esta aula teve como objetivo introduzir e manter um contato com os equipamentos topográficos, reconhecendo suas finalidades; bem como o manuseio e cuidados.
2. MATERIAL
2.1 Acessórios
Não faz medições serve apenas como auxilio.
- Piquete: É um acessório de madeira ou metal na forma quadrada e pontiaguda que possui cerca de 15 cm, sendo que apenas 3cm permanecerá na superfície. Os piquetes são necessários para materializar um ponto na porção do terreno no qual queremos selecionar.
- Estaca: Considerado um acessório que serve de auxilio e facilita a visibilidade do piquete. A estaca tem cerca de 50 cm devendo manter uma distancia de mais ou menos 20 com do piquete a cima da superfície 40 cm. Podem ser colocadas nela diversas informações sobre a área trabalhada.
- Baliza: Um material de madeira ou liga metálica, com cerca de 2m de comprimento de forma circular com 4 gomos alternados em vermelho e branca justamente para que seja facilmente visualizada a uma certa distancia. É mantido na posição vertical, acima do piquete, para manter o alinhamento na hora da medição dos pontos, na sua extremidade inferior possui um ponteiro que facilita sua fixação no terreno. Desta forma é considerado um acessório indispensável.
- Haste: Onde é acoplado o suporte para