Apresentação desvio de conduta de etica
Patrão pedindo para funcionário manipular incorretamente às demonstrações contábeis.
Francisco- Fábio eu estou acabando de sair de reunião, e vim lhe informa que a empresa terá que realizar as receitas orçadas e levantar capital de giro, o quanto antes, pois os caixas estão zerados.
Fábio- mas Francisco eu estou vendo aqui que não tem condições, no momento, de levantar capital de giro por meio de empréstimo, já que as demonstrações contábeis da empresa não estão demonstrando bons números nesse semestre.
Francisco- Fábio você revisa as despesas já lançadas, e faz assim, aumenta o valor do lucro do exercício, de forma a poder apresentar uma situação mais confortável ao banco.
Fabio- primeiro eu vou pedir uma auditoria externa, para ver se n tem outra solução. Francisco- Faça como você quiser o importante e que eu receba meu capital de giro.
Após submeter às demonstrações contábeis à auditoria externa Fábio foi falar com seu patrão:
Fábio- Francisco os auditores recomendaram quer a empresa reduzisse o valor da parcela do inventario para que esse refletisse em seu real valor.
Francisco- Não Fábio, fazer isso vai nos custar muito tempo e trabalho, e eu estou interessado mesmo e no capital de giro, então faça como eu lhe disse mesmo revise os lucros.
Já fora do emprego Fabio foi a um barzinho se encontrar com um amigo que trabalha em uma grande empresa e comentou sobre o assunto com ele:
Fábio- Leandro meu chefe esta me pedindo para manipular as informações contábeis da empresa, e não sei se ao fazer isso, estarei agindo corretamente porque estarei ferindo o código ético de conduta profissional, o que você acha?
Leandro- Moço todas as empresas manipulam as informações contábeis, de alguma forma, deixa de ser besta não se preocupe com isso, quando a empresa se recuperar da ma faze todos vão esquecer isso e vai ficar tudo bem. E afinal você não vai querer ser demitida só pra não fazer isso.
Fabio então decidiu seguir as orientações de seu