Apresentação Ciclo de Vida de Butler
Curso: Turismo
Unidade Curricular: Estudos Turísticos
Ciclo de vida de um Destino Turístico
Uma crítica ao modelo de Butler
1. Sumário
Foi-nos pedido para confrontar o modelo de Butler através de outros autores, depois de nos ser apresentado um estudo sobre o modelo de Butler aplicado no Algarve, para a cadeira de Estudos Turísticos.
Depois de feita uma revisão da literatura, decidi que iria basear-me na crítica feita pela Dra. Noreen Breakey, como sua tese de doutoramento, precisamente ao modelo de Butler. Esta mesma crítica revelou ser um excelente apoio ao projecto de Estudos Turísticos, pois não só se mostrou extremamente informativa como também se revelou extremamente interessante, cativando o leitor, com uma escrita fluida, a conhecer mais sobre o assunto.
É então apoiado nesta crítica feita pela Dra. Noreen Breakey, que decidi arranjar fundamentos que me ajudassem a criticar o modelo de Butler e a descobrir aprofundadamente o mesmo.
2. Revisão da Literatura O modelo de Butler é usado para descrever o percurso de um produto desde a fundação do mesmo, este modelo é uma metáfora baseada no ciclo de vida biológico, que considera quatro fases começando pelo nascimento, passado pelo crescimento e o envelhecimento até à morte (Tellis & Crawford, 1981; Hart et al., 1984; Scott, 2003) citados por (Breakey, 2005).
No Modelo de Butler, desta feita aplicado ao turismo, as fases são:
Exploração, onde um novo empreendimento que foi acabado de ser inserido no local e ainda tem pouca ou nenhuma interacção e influência no meio que o rodeia;
Envolvimento, assim que o número de turistas sobe, advertidamente criando um pouco de publicidade, o empreendimento é pressionado a criar meios para receber o aumento do número de turistas em termos de infra-estrutura, e começa-se a notar a influência no meio que os rodeia;
Desenvolvimentos, onde o número de turistas cresce rapidamente, criando uma rede de