Apresentação absenteismo
O MAIOR ATIVO DE UMA ORGANIZAÇÃO ESTÁ REPRESENTADO PELAS PESSOAS QUE A COMPÕEM E, EFETIVAMENTE, NA MODERNA CONCEPÇÃO DAS EMPRESAS, OS RECURSOS HUMANOS DE UMA EMPRESA REPRESENTAM UM PAPEL DECISIVO EM SEU PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, DESTACANDO-SE CADA VEZ MAIS COMO UM FATOR CHAVE NA LUTA PELA COMPETITIVIDADE E PELA POSIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO. (CHIAVENATO).
TERMO USADO PARA DESIGNAR AS AUSÊNCIAS DOS TRABALHADORES AO PROCESSO DE TRABALHO, SEJA POR FALTA OU ATRASO, DEVIDO A ALGUM MOTIVO INTERVENIENTE.
QUANDO FALAMOS SOBRE ABSENTEÍSMO, É NECESSÁRIO QUE TENHAMOS EM MENTE, UMA VISÃO GLOBAL DO PORQUÊ AS PESSOAS SE AUSENTAM DO TRABALHO.
É IMPORTANTE CONHECERMOS AS POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS E O AMBIENTE CORPORATIVO DA EMPRESA, E NÃO ATENTARMOS APENAS AO FATO DO ADOECIMENTO OU DA FALTA AO TRABALHO.
ABSENTEÍSMO É UM PROBLEMA COMPLEXO, POIS CONSTITUI UMA FONTE DE PREOCUPAÇÃO CONSTANTE PARA OS EMPRESÁRIOS E ADMINISTRADORES, PELOS ELEVADOS CUSTOS, QUER SEJAM DIRETOS (produção), OU INDIRETOS (encargos sociais e impostos), INTERFERINDO AMPLAMENTE NO FATURAMENTO E ANDAMENTO PRODUTIVO DAS ORGA NIZAÇÕES, BEM COMO UM FATOR DE RELAÇÕES HUMANAS NA EMPRESA E NA SOCIEDADE.
QUANDO A ATIVIDADE DE TRABALHO É UMA SEQUÊNCIA DE AÇÕES, A FALTA DE UM TRABALHADOR PREJUDICARÁ TODO O PROCESSO PRODUTIVO.
O ABSENTEÍSMO OCASIONA NUMEROSOS PROBLEMAS NA ORGANIZAÇÃO, VISTO QUE A SUBSTITUIÇÃO DA PESSOA AUSENTE EXIGE O TREINAMENTO DE OUTROS EMPREGADOS OU, ENTÃO, O USO DE HORAS-EXTRAS PARA COMPENSAR O TRABALHO NÃO REALIZADO PELO INDIVÍDUO QUE FALTOU. PARA O EMPREGADO, O ABSENTEÍSMO PODE EXPRESSAR SENTIMENTOS DE HOSTILIDADE, DE FALTA DE EQUIDADE OU DE INJUSTIÇA, REFERENTES À SUA SITUAÇÃO CONCRETA NO TRABALHO. TAMBÉM PODE SER UMA FORMA DE FUGA MOTIVADA PELO BAIXO SALÁRIO, CLIMA LABORAL RUIM OU OUTRAS CIRCUNSTÂNCIAS GERADORAS DE INSATISFAÇÃO. FALTAS SIGNIFICAM, MUITAS VEZES, QUE ALGO NÃO ESTÁ BEM E QUE PRECISA DE AÇÕES SANEADORAS PARA O