Apresentação 5
BRISAS LITORANÊAS
Convecção Térmica
A convecção térmica é um processo de transmissão em que a energia térmica é propagada mediante o transporte de matéria, havendo portanto, deslocamento de partículas; logo, a convecção é um fenômeno que só se processa em meios fluidos, ou seja, em líquidos e gases.
A figura abaixo mostra de maneira esquemática o que ocorre com a água quando aquecida em uma chaleira. A porção mais quente tem a densidade volumétrica diminuída, devido à dilatação; com isso, ela tende a subir transportando a energia térmica. Ao mesmo tempo, a porção superior mais fria desce, formando correntes(representadas na figura)- são as denominadas CORRENTES DE CONVECÇÃO.
FORMAÇÃO DAS BRISAS
Vamos entender isso !
As
brisas marítimas ou os ventos são resultados do deslocamento das massas de ar, devido às correntes de convecção.
No
caso das cidades costeiras, a areia aquece mais rapidamente do que a água do mar.
Assim, o ar quente sobe e seu lugar é preenchido pelo ar que estava sobre as águas, que está a uma temperatura menor. A essa movimentação das camadas de ar chamamos de brisa marítima.
O
calor proveniente do Sol fornece calor tanto à costa continental como ao mar. Contudo, como o calor específico da água é muito maior do que a da terra, a temperatura na superfície da terra sobe mais rapidamente que a da superfície do mar durante o dia. Então, durante o dia a terra está mais quente que o mar, as correntes de convecção vêm do mar para o continente.
Quando
anoitece o processo se inverte, devido ao fato da areia esfriar mais rapidamente do que a água do mar. Assim, o ar que sobe é o que encontra-se sobre a água, e temos então a brisa indo da costa para o mar.
A
grande concentração de poluentes na atmosfera provoca também uma diminuição da irradiação solar que chega até a superfície. Esse fato, juntamente com a fraca intensidade dos ventos em certos períodos, dá origem às inversões térmicas.
INVERSÃO TÉRMICA
O