Apresentacao
Financeira
LCI
Aluno
LCA
RA
Carolyne Tavares da Silva
3226023215
Douglas Barbosa Granado
3206510798
Maíra Sergio Leão
3206504199
Shirley Luiza do Nascimento
3206506685
LCI
LCI significa:
Letras de Crédito Imobiliário.
São títulos de crédito lastrados por créditos imobiliários, garantidos por hipoteca ou por alienação fiduciária da coisa imóvel.
Para explicar de forma mais simples a LCI é um empréstimo de dinheiro que você faz a uma instituição. Os recursos do empréstimo serão destinados para financiar o setor imobiliário. Logo, quando você empresta dinheiro para uma determinada instituição, ela faz um “contrato” com você firmando quanto irá pagar de juros em um determinado prazo. Isso significa que a LCI é um investimento de Renda Fixa!
TRIBUTAÇÃO
A maior vantagem da LCI, é a isenção de imposto de renda para pessoas físicas. Dessa forma, a LCI pode ser uma alternativa interessante para o seus investimentos de Renda Fixa.
Só lembrando que para o CDB, para os Títulos Públicos e para alguns outros tipos de investimento de renda fixa existe retenção de imposto de renda.
RISCO
O risco é algo que sempre deve ser pensando antes de você realizar um investimento. Podemos dizer que o risco da LCI é relativamente baixo. Caso
“o mundo acabe”, a instituição bancária será a primeira porta que você irá bater para reaver o seu dinheiro. Se a instituição não puder lhe pagar, você conta com a proteção do FGC (Fundo Garantidor de Crédito) que irá lhe proteger para valores de até R$ 250.000,00.
APLICAÇÃO MÍNIMA
O LCI, por possuir vantagens como a isenção do imposto de renda, requer um valor maior para aplicação mínima. Na Caixa Econômica Federal, por exemplo, a aplicação mínima é de R$ 50.000,00.
PRAZO MÍNIMO
LCI possui um prazo mínimo para resgate, ao menos na LCI da Caixa, que é de 60 dias.
Logo, não seria a aplicação mais interessante para um prazo inferior a 60 dias, pois você terá problemas de liquidez (transformar a LCI em
dinheiro).