Apresentacao Miguel 1
Mapeamento
Luiz Felipe Miguel
Erivan da Silva Raposo
A Democracia Grega: O Paradigma
Governo do povo inclui a assembleia popular, o sorteio para o preenchimento de cargos públicos e o pagamento pelo exercício de suas funções, a isonomia, a isegoria, o rodizio nas posições de governo e a crença na igual capacidade de todos os cidadãos para a gestão da polis. Pierre Vidal-Naquet o que temos hoje é uma oligarquia liberal. Não podemos ter o ‘governo do povo’ como tal nossas sociedades são muito extensas, muito populosas e muito complexas e porque a incorporação de mais e mais grupos à cidadania multiplicou o nível potencial de conflito.
Gostamos de acreditar, no entanto, que “a representação política permite a realização, no mundo atual, de algo similar ao que existiu na Atenas do século IV antes da nossa era”
ALGUMAS CLASSIFICAÇÕES
Clássica Democracia direta e Democracia indireta ou
REPRESENTATIVA
Essa dicotomia é pouco frutífera. A idéia de democracia direta serve, quando muito, como um contraponto, mas não pode guiar projetos de transformação dos sistemas políticos autais.
Giovani Sartori Democracia Empirica (descritiva) e
Democracia racional (prescritiva).
Democracia empírica diz respeito às construções teóricas que buscam sistematizar os traços constitutivos dos regimes eleitorais. Democracia racional incluiria todos os modelos que apontam as insuficiências das “democracias realmente existentes” e propõem formas de aprofundamento da presença dos cidadãos comuns na arena política.
SARTORI
Ideologizada Relega as teorias críticas à condição de
devaneios utópicos (ou perfeccionistas), portanto, irrelevantes para a prática política e, pior, perigosos por levarem à destruição a democracia que, bem ou mal, se pode ter. Nenhuma teoria possui fundo normativo neutro; os critérios que definem o que é uma democracia não são dedutíveis da observação empírica, mas passam por uma definição
(implícita) de como DEVE SER uma