Apresentacao FEG
GELÓIDE - FEG
Andreza Girotto
Fernanda W. Flores
Katiussia M. Sodré
Patrícia
DEFINIÇÃO
É uma alteração da pele que ocorre sobre praticamente toda região do corpo, mais fáceis de serem vistas no quadril, abdômen e membros inferiores.
A pele fica com aparência de “casca de laranja”. CLASSIFICAÇÃO
GRAU 1 - pele com superfície lisa, ou seja, não há o aparecimento do aspecto de “casca de laranja” na pele, só é visível pelo teste do pinçamento, mesmo sentada ou deitada ocorre apenas a formação de linhas, sem depressões.
GRAU 2 - pele com superfície lisa, com a compressão da pele (pinçamento) ou pela contração muscular há diminuição da elasticidade, sendo que as alterações não desaparecem ao repouso, ou seja, de pé ou deitada, aparecem pequenas depressões quando a pele é apertada.
GRAU 3 - O aspecto de “casca de laranja” aparece no repouso, não é preciso apertar a pele para notar os “furinhos” e ao mesmo tempo percebe-se pequenos nódulos em níveis profundos. Algumas pacientes relatam grau de dor quando a região é manipulada.
GRAU 4 - Apresentam as mesmas características do 3º grau, porém as nodulações estão mais presentes e portanto mais palpáveis, a pele tem aspecto acolchoado e independente se estiver deitada ou em pé ela apresenta os furinhos.
CAUSAS
É multifatorial, dentre eles estão: genética, idade, sexo, desequilíbrio hormonal, desequilíbrio glandulares, estresse, fumo, sedentarismo, maus hábitos alimentares, aumento da pressão capilar, entre outros.
POR QUE NAS MULHERES?
É mais comum pelo tipo de hormônio circulantes que predominam e pelo tipo de arquitetura de sustenção da pele.
Nos homens os tecidos conjuntivo subcutâneo são mais espessos, paralelos à superfície, formando uma rede que deixa os espaços para depósito da gordura muito pequeno.
Nas mulheres os tecidos já são finos, perpendiculares à superfície, resultando em maior espaço entre o tecido conjuntivo para depósito de gordura.
PREVENÇÃO
Evitar ganho de peso;
Praticar exercícios