APRESENTACAO DE SEMINARIOS
TEXTO 4: A APRESENTAÇÃO DE SEMINÁRIOS
Uma das atividades que preenche os dias e até parte das noites dos alunos de graduação nos finais de semestre, é a preparação dos seminários. Esta palavra, seminário, está bastante desgastada pelo uso e pelo conteúdo. Como conseqüência, uma parte do alunos não faz um seminário.
Quando um professor sugere, indica, propõe, ou deixa livre o tema do seminário,de modo geral, os alunos buscam algumas referências bibliográficas, redigem o texto, e apresentam em sala de aula o que foi preparado. Esta atividade pode ser denominada palestra, apresentação ou qualquer coisa parecida, mas não necessariamente um seminário. Talvez o objetivo do seminário não esteja muito claro para professores e alunos, onde se pretende chegar? Muitas vezes o professor utiliza o termo seminário para uma atividade em grupo, onde os alunos procuram fontes e apresentam aos colegas; e se dá por satisfeito quando o aluno apresenta um bom trabalho de revisão para os colegas sobre um determinado assunto.
Na prática, os alunos comentam que aprendem principalmente nos seminários preparados e apresentados por eles mesmos, e via de regra, deixam de vivenciar o "seminário" dos colegas. Caso participem de algum seminário, fazer pergunta é uma atitude mal vista, e como o tema em geral foi preparado por apenas uma pessoa, ou "um grupo", as perguntas são superficiais e as colocações inexpressivas. Os seminários, na realidade, devem tratar, de modo geral, de temas polêmicos, que conduzam a diferentes enfoques. A ausência de perguntas ou de observações em um seminário demonstra pelo menos que os assistentes não prepararam bem sua parte. Deste modo, pode se afirmar, que não compete a quem prepara o seminário, animar os colegas a estudar o tema. Os próprios alunos devem ter iniciativa nesta matéria. Já não se admite mais uma "cobrança" para constatar se os alunos de