Apresentac A O Portugues
Começando então pela obra “A Mensagem”, sendo esta constituída por poemas, Fernando Pessoa fala de D. João I no sétimo poema na primeira parte com o seguinte titulo: D. João O Primeiro. O poema é o seguinte e eu passo a citar:
D. JOÃO O PRIMEIRO
O homem e a hora são um só
Quando Deus faz e a história é feita.
O mais é carne, cujo pó
A terra espreita.
Mestre, sem o saber, do Templo
Que Portugal foi feito ser,
Que houveste a glória e deste o exemplo
De o defender.
Teu nome, eleito em sua fama,
É, na ara da nossa alma interna,
A que repele, eterna chama,
A sombra eterna.
Com este poema, Pessoa mostra que D. João encontrou o seu destino, no entanto é Deus que o comanda. Faz uma referencia à alma dizendo que ela é que tem significado. Fernando Pessoa afirma também que ele era um exemplo a seguir visto que lutou pela pátria.
Já na obra Camoniana, “Os Lusíadas”, fala-se de todo o percurso histórico de D. João I. A este dedicam-se cinquenta estrofes pertencentes ao IV canto, na narração, onde se glorifica o rei, dando particular realce à batalha de Aljubarrota.
Pormenorizando um pouco mais podemos dizer que o tempo da ação central é a viagem de vasco da gama. O narrador começa por referir a interrupção que se seguiu à morte de D. Fernando, entre 1383-85, e, em seguida, narra o reinado de D. João I, apresentando-nos os preparativos para a guerra com Castela, salientando a figura de D. Nuno Alvares Pereira que se protestou contra aqueles que se